Dia da Consciência Negra

Ebony & IvoryO recém-instituido Dia da Consciência Negra deveria ser uma oportunidade para se pensar sobre o que é racismo. Muito se fala, pouco se define e muita gente anda fazendo confusão.
A ‘Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial’ (Seppir) e os movimentos de direitos dos negros deveriam estar se esforçando para passar a idéia de que existe somente uma raça, a humana, e que diferenças na aparência são apenas isso, diferenças na aparência. Ao invés disso falam em “raça negra”, deixando claro que acreditam que existem diferentes raças, determinadas pela cor da pela, e talvez até por outras diferenças externas também: “raça dos loiros”, “raça dos narigudos”, “raça dos que têm mais do que uma pinta por decímetro quadrado”, etc. Tendo estabelecido diferentes “raças” baseadas em diferenças externas, surge automaticamente a separação: “eu sou de uma raça, você é de outra, somos diferentes”. Fato conhecido e corroborado pela ministra Matilde Ribeiro (também do Seppir) quando disse que “considera natural a discriminação dos negros contra os brancos“. Em seguida vem o orgulho de pertencer a determinada “raça” (“orgulho negro” e “dia da consciência negra” são expressões que demonstram este estágio). Depois vem a competição, estágio que antecede o antagonismo declarado – indícios deste estágio vemos, por exemplo, no 3º parágrafo do texto de Edson França (Coordenador Geral da Unegro): “Contra a mídia e a elite branca racista derrotamos o mito da democracia racial“. E, finalmente, vem o ódio… o surgimento de grupos racistas, ensaiando ataques e distribuindo panfletos, pode ser um sinal de estamos chegando a este estágio.
Parabéns ao governo de El Ogro, à ‘Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial’ e aos movimentos negros. Sugiro apenas uma mudança de nome para algo como ‘Secretaria Especial de Políticas Separatistas de Promoção da Desigualdade e do Apartheid’.

3 respostas para Dia da Consciência Negra

  1. ATAIDE DIAS BATISTA disse:

    SOBRE A CONCIENCIA NEGRA

  2. Deivid Alexandrre disse:

    Gostei bastante da materia publicada, mas queria saber qual a relação das cidades que aderirão o feriado, pois sou de uma empresa que trabalha com distribuição para o brasil todo, procurei sobre o assunto em varios sites mas ate agorta so achei materias sobre o assunto.

  3. Tyrannosaurus disse:

    Olá Deivid

    Bem, o número de cidades que adota o feriado varia ano a ano como você pode ver por uma rápida pesquisa no Google.
    Encontrei esta lista de cidades mas não sei se está atualizada.
    A própria Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR é que faz o levantamento – talvez nesse site você encontre uma lista atualizada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: