Pensamentos sobre o Terrorismo

Terrorismo

1. Modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas, ou de impor-lhes a vontade pelo uso sistemático do terror.
2. Forma de ação política que combate o poder estabelecido mediante o emprego da violência.

Fonte: Dicionário Aurélio

Refletindo sobre a definição acima chego à conclusão de que o assassinato de Benazir Bhutto não foi propriamente um ato de terrorismo, mas antes um ato de arrogância. Arrogância de pessoas ou grupos que tendo “certeza” de que estão certos em suas idéias, agem de acordo com essa certeza, achando-se no direito de fazer o que julgarem correto ignorando totalmente quaisquer outras considerações. Foi precisamente isso que aconteceu na invasão do Iraque. Os Estados Unidos, arrogantemente, acharam-se no direito de invadir outro país. Os dois atos são idênticos em sua arrogância, desrespeito, insolência, condenabilidade.

bullying

Por outro lado, o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima quando não havia necessidade disso pois o Japão estava à beira da rendição, caracteriza um ato de terrorismo. Terrorismo de Estado. Pois o objetivo é sabido: o ataque era uma demonstração de força (bullying) para a União Soviética e o resto do mundo. Exatamente a definição 1 de terrorismo, acima. Parece que nossas primeiras impressões sobre eventos são muito influenciadas pela mídia que ou não percebe certas correlações ou as oculta intencionalmente.

bullyingImpossível deixar de notar igualmente que as ameaças de fogo eterno feitas pelas religiões também se enquadram na definição de terrorismo. Este tipo é particularmente perigoso e é, ao mesmo tempo, um assunto muito delicado e difícil de debater e combater, pois nesta modalidade há muitos cúmplices. Milhões de cúmplices, pios, de boas intenções, violentando o intelecto e a dignidade de seus filhos com obrigações e ameaças.

De acordo com a definição 2 acima, caracterizam-se terrorismo também: a guerrilha para tomada de poder em Cuba por Fidel Castro, a guerrilha no Araguaia como tentativa para tomar o poder no Brasil nos anos 70, as atuais ações de grupos criminosos como o MST e outros com o objetivo declarado de tomar o poder.

Conclusão: Existem muito mais terroristas entre o céu e a terra do que publica nossa vã mídia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: