Ciência e Religião

Ciência e religião podem andar juntas? Existe um embate entre ciência e religião?

Houve tempo em que nada se sabia das leis da natureza segundo as quais tudo funciona. A religião dominava. Deuses mandavam chuva e raios; o deus sol aparecia de um lado, cruzava os céus e sumia do outro lado; uma infinidade de deuses controlava tudo aquilo que os homens não entendiam: deus da agricultura, da guerra, da beleza, da caça, do amor, etc, etc.
Conforme o tempo foi passando e muitos fenômenos foram sendo compreendidos também foram se reduzindo cada vez mais os fenômenos aos quais se atribuiam causas sobrenaturais. O conhecimento vai eliminando crenças assim como a luz vai eliminando a escuridão – as duas não podem andar juntas pois a escuridão deixa de existir na presença da luz.

Ciência é o conjunto de conhecimentos adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, possivelmente, alterar a natureza e facilitar e orientar as atividades humanas [adap. dic. Aurélio]. É a observação, identificação, descrição, investigação experimental, e explicação teórica dos fenômenos naturais. Também se dá o nome de ciência aos métodos padronizados utilizados para se obter esses conhecimentos de maneira lógica e demonstrável.
Em resumo, ciência é o conjunto dos conhecimentos adquiridos pelos seres humanos.

Ciência não é, portanto, uma organização, um clube, uma religião, um grupo de pessoas, um sistema de dogmas. Assim, não pode existir um embate entre ciência e religião, a menos que as religiões queiram um embate contra o conhecimento e pretendam se negar a aceitar as leis naturais descobertas pelos homens ao longo da história. Assim como alguns ainda acreditam que a terra é plana e quadrada recusando-se a enxergar evidências que até os antigos gregos já haviam percebido há mais de 2000 anos. Essa teimosa cegueira voluntária só expõe ainda mais a religião ao ridículo.

O campo de atuação da ciência é o Universo, seu objeto é a Verdade, seu método é a teoria e a experiência. O campo da religião é o medo natural dos seres humanos e a ignorância (ausência de conhecimento: não-ciência), seu objeto é o poder, e seu método é a adivinhação e a imposição de dogmas por meio de terrorismo e lavagem cerebral. As duas seguirão, portanto, sempre em campos distintos.

A ciência (o conhecimento) não pode andar junto com a religião, pois o conhecimento avança ao passo que descobre leis e explica os fenômenos do universo, independente, num caminho que já existe, apenas não foi descoberto, está sendo. A religião anda por caminhos caprichosos. Por isso existe apenas uma ciência – uma Verdade – e muitas religiões. Contudo, a religião pode, se quiser, andar junto com a ciência, se abdicar da luta contra os fatos e contra a Verdade.
Há de se notar, porém, que para o crente não faz nenhuma diferença se a religião se recusa a aceitar o conhecimento das leis naturais ou se as aceita e adapta seus dogmas a elas. Continuará crente qualquer que seja a posição de sua igreja. Pode fazer alguma diferença, no entanto, para potenciais seguidores ainda indecisos.

A ciência ainda não pode provar se deus existe ou não. Porém, se no futuro, sua existência for provada, estará automaticamente provado também que as leis pelas quais o universo funciona são as verdadeiras leis de deus, e as religiões estarão tanto mais afastadas do verdadeiro deus quanto estiverem da ciência. Por outro lado se a ciência comprovar que deus não existe, comprovado estará também que as religiões são inúteis. Portanto, para a religião, é fundamental que a incerteza prevaleça. A religião será tão duradoura quanto a incerteza da existência de deus.

10 respostas para Ciência e Religião

  1. Rogerio Candido disse:

    Com certeza posso afirmar que: Não estomos só no universo. Dá evolução dos supostos dinoussaros até a mutação do silicone em corpos humanos, chamos a lua e podemos ver nossa galácia e isso foi pouco, quase nada, no imenso universo de estrelas que na realidade são outras galácis, cada uma delas, seria uma pretenção religiosa muito egoista pensar que Deus é nosso. Acredito que: Quando viemos para o plenata terra fomos decantado ou selecionado de outro planeta, onde a evolução parou naquela condição necessária para, os que poderiam viver juntos lá em harmonia respeito e outros critérios, ficam e os que não atingiram aquela condição, foram retirados e trazidos ao planeta terra para continuar a evolução espiritual, lá de onde viemos na forma Espíritos, não temos nada haver com o corpo humano da terra, pois, este corpo humano da terra, obedece as condições de adaptação das caracteristas físicas do planeta 72% àgua e 28% ´sólidos, a evolução aqui tem também obedecerá um prazo de validade, para ser também decantada, como é educação de ser humano no exemplo a seguir: Ele começa na 1ª série do ensino fundamental e depois sendo aprovado vai para a 2ª,3ª,4ª,5ª,6ª,7ª,8ª depois o nível sobe passando para o ensino médio 1º, 2º e 3º anos, até a faculdade e então a educação está completa, o tempo do Espírito também é assim a prezo para sua evolução da consciência.

  2. josely kelly disse:

    não tem como o ser humano viver sem as duas

  3. josely kelly disse:

    sem ciência na a conhecimento e evolução
    sem religião não a coragem nem revolução

  4. Daniel disse:

    a fé cristão e judaica
    anda a passos largos ha frente da ciência
    o verdadeiro profeta de Deus contem ciência
    que muitos atheus, nem imagina!
    vou te dar um exemplo pra ser breve
    quando os gregos antigos lançaram a teoria do planeta redondo por volta de 2000 anos, e não oval ou achatado como muitos pensavam,
    o profeta ísaias ja avia revelado claramente
    como era nosso planeta”Ele é o que está assentado sobre o globo da terra” isaías 40:22 740 anos Antes de cristo, ou seja a quasse três mil anos, antes de falar mau do que não conhece estuda primeiro! porque ciência e estudo como dizem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: