A Crença como Opção

Crença: Afirmação, ou convicção a respeito, da veracidade de uma proposição, quer se tenha ou não prova adequada para se justificar a afirmação de que a proposição é conhecida como certeza. Por examplo: (1) acredito que 2+3=5, (2) acredito que Bill Clinton foi presidente dos Estados Unidos em 1995, e (3) acredito que viverei ainda mais 10 anos. A primeira crença é também um caso de conhecimento; a segunda é provavelmente conhecimento; mas a terceira é (até o momento) simplesmente uma crença.” [A Dictionary of Philosophical Terms and Names e Free Online Dictionary of Philosophy]

Uma vez comprovada, a crença (premissa) torna-se fato (conhecimento) (1) e, neste caso, não cabe a opção de se crer ou não – o que era crença torna-se certeza, conhecimento.
A premissa ainda não comprovada (2), pode ou não verificar-se verdadeira, ainda no presente, após alguma pesquisa. Quando isso acontecer torna-se conhecimento (1) e como no caso anterior não cabe mais opção de crença.
Resta a premissa que ainda não se verificou verdadeira (3) e só será verificada em algum momento do futuro, ainda impreciso. Faltam recursos, até o momento, para se verificar a veracidade da proposição. Futuramente a questão será esclarecida, sua veracidade determinada, e a premissa torna-se fato/conhecimento. No lapso de tempo entre o momento atual e a comprovação futura cabe a opção de ‘crer’. Durante este período de tempo pode-se acreditar ou não na proposição. Em algum momento do futuro quando a premissa for comprovada ou refutada, a crença deixa de existir para se tornar conhecimento*1.
A crença é, portanto, efêmera e só faz sentido durante um lapso de tempo no qual predomina a incerteza e o não conhecimento – ou a ignorância da Verdade.

*1 – Existe, em princípio, a possibilidade de se ignorar o conhecimento e prosseguir na crença numa premissa já comprovada falsa, mas tal opção, sendo ilógica, foge do escopo da filosofia e passa para o campo da psiquiatria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: