O Fim do Mundo

Sol - TerraExistem, até o momento, três teorias quanto ao futuro do universo: Big Chill, Big Crunch e Big Rip. Em oposição à teoria do Big Bang, segundo a qual o universo nasceu numa grande explosão de um ponto que concentrava toda matéria há cerca de 10~15 bilhões de anos, essas três teorias prevêem o fim do universo dependendo da quantidade de matéria que houver nele e de sua densidade.


Big Crunch

O Big Crunch é o oposto do Big Bang. Segundo essa teoria o universo atingirá um ponto de expansão máximo e então começará a se contrair novamente daqui uns 10~20 bilhões de anos, pela ação da gravidade, colapsando-se sobre si mesmo, reduzindo tudo a uma nova singularidade, que, talvez dê origem a um novo Big Bang… um fim cinematográfico.

Big Rip

Segundo essa teoria o universo vai continuar a se expandir até finalmente rasgar-se como um balão dentro de aproximadamente 20 bilhões de anos destruindo toda matéria até os átomos e o próprio tempo… um fim apocalíptico.

Big Chill

De acordo com essa teoria o universo vai continuar expandindo-se indefinidamente até que toda sua energia se dissipe, atingindo temperatura de zero absoluto (zero Kelvin), entropia máxima, dentro de 10200 [1] anos . Tudo cessará… um fim lacônico.

De acordo com os especialistas a hipótese mais provável, até o momento, é a do Big Chill e a menos provável é a do Big Rip (e também a mais mirabolante, convenhamos).

De qualquer maneira, o nosso velho sol se extinguirá em aproximadamente 5~7,6 bilhões de anos e será o fim do nosso planeta azul. A vida na terra acabará antes disso, em 1 bilhão de anos quando o sol começar a esquentar e toda a água da terra começar a ferver. É claro que esse é o prazo máximo, antes disso pode ocorrer alguma outra catástrofe como o choque de algum asteróide com a terra, a erupção de um supervulcão como o de Yellowstone, etc, etc.

Cronograma do Fim do Mundo

Extinção da humanidade: com certeza em muito menos de 1 milhão de anos; provavelmente em alguns poucos milênios.
Fim da Vida na Terra: 1 bilhão de anos, ou menos.
Destruição do planeta Terra: entre 5 e 7,6 bilhões de anos, ou menos.
Fim do Universo: entre 10 e 20 bilhões de anos, ou no máximo em 10200 [1] anos.

E daí?

O que nos interessa aqui são as implicações destas teorias para a filosofia, as religiões e o misticismo – visto que as religiões esperam um “fim do mundo” e não faltam malucos que vêem sinais desse fim, muito antes do previsto pela ciência [2].
Para as religiões apocalípticas, como as cristãs, só o Big Rip lhes daria o apocalipse perfeito que esperam, este porém é o fim menos provável. Já para as religiões reencarnacionistas (espiritismo, budismo), o Big Crunch sugeriria um renascimento do universo e possivelmente da vida, em algum lugar do novo universo, em acordo com seus dogmas dos ciclos da vida.
O Big Chill, justamente a hipótese mais provável, não interessa a nenhuma religião, pois não é propriamente um fim mas algo como um… travamento do universo (basta imaginar que o sistema operacional do universo seja o Windows). Tudo pára, congela (em todos os sentidos) e… nada! Não sai disso! E assim permaneceria pela eternidade (?).

Esta é a situação até o momento: hipóteses. Quando a ciência conseguir determinar com maior precisão a massa total e a densidade do universo, será possível declarar a hipótese vencedora e saber como será o fim do universo. Quando isso acontecer alguma religião poderá dizer “estão vendo? estávamos certos!“; a menos que vença o Big Chill

Religiosos e profetas do apocalipse… prendam a respiração!



Notas

[1] – O número 1 seguido de 200 zeros.
(Não tente escrever esse número por extenso nem pronunciá-lo, ou coisas terríveis podem acontecer!)

[2] – Alguns exemplos:
Mundo deve acabar em 12 de junho de 2008“.
Mundo deve acabar em 21 de dezembro de 2012“.
E mais recentemente as ridículas especulações sobre o LHC e o fim do mundo. Haja paciência…


O fim está próximo! Arrependa-se, Tyrannosaurus!


Referências

Morte do Sol

University of Washington
Space Daily
Space.com
New York Times
Fox News
Sciency Daily

Big Bang

Wikipedia
University of Michigan
NASA
All About Science
Pesquisa no Google

Big Rip

Wikipedia
NASA
Cornell University Library
Space.com
Bad Astronomy and Universe Today Forum
Pesquisa no Google

Big Crunch

Wikipedia
University of Illinois
California Institute of Technology
New Scientist
Windows to the Universe
Pesquisa no Google

Big Chill

The Ohio State University
CNN
Pesquisa no Google

O Fim de Tudo

Wikipedia
Time Magazine
The Age Newspaper
The Big Question
Pesquisa no Google

Outras Possibilidades

How the Higgs Boson Might Spell Doom for the Universe

Ver também: As Leis da Natureza


32 respostas para O Fim do Mundo

  1. Alma/vida/ser vivente/espírito/psique/fôlego existencial, etc.. (a vida do gênero humano). O prefalado trata única e exclusivamente disso. Não está se tratando da biologia em seus detalhes mutáveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: